Colégio Estadual José Rodrigues Moreno
Diretora: Iris Calixto Gonçalves
Professora/dinamizadora:Marciley Paula Borges
A escola dentro do setor educacional já não é o centro depositário do conhecimento e do saber, mas "o centro de reconhecimento e articulação de múltiplos conhecimentos e informações que circulam, usualmente, para orientar os educandos sobre a forma de como associá-los para seus fins de aprendizado." O professor preserva suas funções, orientando tanto os diversos aprendizados que ocorrem dentro dos sistemas educativos, quanto por aqueles que estão fora e são os meios e tecnologias com os quais os estudantes interagem, assumindo que "a aprendizagem se realiza em múltiplas situações e cenários da vida cotidiana.
Neste contexto se a escola quiser acompanhar a velocidade das transformações que as novas gerações estão vivendo, tem que se voltar para a leitura das linguagens tecnológicas, aproveitando a participação do aprendiz na (re)construção crítica da imagem-mensagem, sem perder de vista o envolvimento emocional proporcionado, a sensibilidade, intuição e desejos dos alunos.
A aula criando uma linha do tempo com as auxílios das TICs foi planejada objetivando que os alunos fossem sujeitos e agentes históricos contextualizando os acontecimentos passados fazendo ponte com o presente e sendo inseridos na mesma, pois cada data importante na vida do aluno foi pesquisada sobre qual acontecimento histórico estava em voga no momento e e isso fez com os alunos se interessassem mais pelo assunto abordado e acima de tudo reconhecer que sua história de vida faz parte de um contexto histórico muito rico e relevante.
A forma como fora conduzida a aula muito me impressionou , desde as pesquisas sobre os fatos históricos até a produção textual de cada aluno que escreveu uma narrativa cronológica de maneira diferente da habitual, no entanto se viu motivado pela metodologia adotada. Desta maneira houve além da interdiscilplinaridade e sim a concretização de uma história de vida podendo ser produzida pelo um aspecto diferente do que se trabalha nos gêneros textuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário